Muitas vezes, com o intuito de “não gastar muito”, as pessoas optam por realizar vendas, compras e alugueres de imóveis e/ou terrenos de forma independente. Mas essa conta pode sair bem cara. As imobiliárias desempenham um papel fundamental dentro desse mercado. Veja porquê.
Não há dúvidas de que é mais seguro fazer, através de uma imobiliária, qualquer transação nesse mercado. Além da segurança relacionada aos aspectos financeiro e jurídico – que garantem que nenhuma das partes será lesada nas transações -, a imobiliária salvaguarda, ainda, uma segurança referente à avaliação dos imóveis, lotes e terrenos para precificação justa e condizente à realidade.
O mercado imobiliário é uma alternativa segura para investimentos, mas merece atenção e conhecimento. Antes de fazer qualquer investida, é preciso analisar as vantagens e desvantagens do negócio. E ninguém melhor do que especialistas com experiência no mercado para te deixar ciente de todos os aspectos de um possível negócio.
Justamente por ter profundo conhecimento do mercado, as imobiliárias já possuem uma atenção especial aos detalhes que a área exige, principalmente quanto aos aspectos jurídicos, económicos e burocráticos. Assim, fica assegurado que os contratos elaborados terão validade e respaldo perante a lei.
É bem comum observar discordâncias e desentendimentos em processos de negociação. E, dentro do ambiente imobiliário, isso também pode ocorrer. Uma boa imobiliária, portanto, deve ser uma boa intermediadora de negociações.
Isso é, não só uma missão, mas um dever das imobiliárias. Principalmente, em processos de compra e venda de imóveis, existe uma obrigação ética e legal de que haja fornecimento de todas as informações necessárias para que qualquer transação imobiliária ocorra de forma transparente, legal e coerente com a realidade.
Ou seja, com a imobiliária trabalhando como uma intermediadora, é mais fácil encontrar um equilíbrio entre as exigências e anseios de compradores, proprietários e inquilinos de imóveis.
Antes de colocar um imóvel seu em qualquer imobiliária, lembre-se de que ele é uma parte do seu património e, por isso, merece ser cuidado como você cuidaria.
Por isso, é importante conhecer bem a empresa que você pretende escolher para ficar responsável pelo seu bem. Pesquise sobre sua atuação no mercado, converse com pessoas que já utilizaram o serviço da imobiliária e procure saber se se trata de uma companhia de confiança.
Uma vez que você encontrou a melhor imobiliária para a sua necessidade, entre em contato com a empresa e solicite a divulgação do seu imóvel para venda ou aluguer. A imobiliária fará isso através de anúncios em sites, portais especializados e redes sociais, sempre de acordo com as solicitações do proprietário.
Caso haja interessados no seu imóvel, a imobiliária vai orientar e acompanhar visitas e, em caso de sucesso nas negociações, deve providenciar a documentação necessária para a conclusão do negócio.
Outro papel importante da imobiliária é a vistoria do património para identificar como está o imóvel antes das negociações. Essa vistoria é documentada e uma prova de como o imóvel está sendo entregue ao inquilino ou ao novo proprietário. Após a vistoria, o contrato é elaborado pela imobiliária conforme o que foi combinado entre as partes envolvidas.
Saiba como colocar um imóvel na imobiliária para alugar seguindo os seguintes passos:
Seguindo esses passos, as chances de você conseguir um ótimo inquilino para o seu imóvel são bem altas.
Para alugar um imóvel através de uma imobiliária, são necessários alguns documentos. Documentos que dependem do tipo de garantia escolhida – que agilizam o processo e proporcionam mais segurança no momento de fechar um contrato de aluguer.
Algumas pessoas podem achar que não ter uma imobiliária no processo de locação de imóveis é mais simples e mais barato. Engana-se quem pensa assim. O aluguer direto com o proprietário não vale a pena porque podem ocorrer:
Sempre leve em consideração a participação de uma imobiliária em um processo de arrendamento, visto que, dentre os deveres da imobiliária com inquilino, estão a responsabilidade e o zelo na recolha e análise de toda a documentação das partes envolvidas.
Basicamente, para colocar um imóvel na imobiliária para vender, ocorrem as seguintes etapas:
Entre os deveres da imobiliária estão: