Seja bem vindo ao nosso site DS Ponta Delgada - dspontadelgada.tv.

DS Ponta Delgada
Condomínio Privado em Ponta Delgada
Imobiliária

Quais as vantagens de contratar uma imobiliária?

Publicada em 14/09/24 às 23:25h - 19 visualizações

por DS Ponta Delgada


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: DS Ponta Delgada)

Quais as vantagens de contratar uma imobiliária?

Muitas vezes, com o intuito de “não gastar muito”, as pessoas optam por realizar vendas, compras e alugueres de imóveis e/ou terrenos de forma independente. Mas essa conta pode sair bem cara. As imobiliárias desempenham um papel fundamental dentro desse mercado. Veja porquê.

Segurança

Não há dúvidas de que é mais seguro fazer, através de uma imobiliária, qualquer transação nesse mercado. Além da segurança relacionada aos aspectos financeiro e jurídico – que garantem que nenhuma das partes será lesada nas transações -, a imobiliária salvaguarda, ainda, uma segurança referente à avaliação dos imóveis, lotes e terrenos para precificação justa e condizente à realidade.

Conhecimento de mercado

O mercado imobiliário é uma alternativa segura para investimentos, mas merece atenção e conhecimento. Antes de fazer qualquer investida, é preciso analisar as vantagens e desvantagens do negócio. E ninguém melhor do que especialistas com experiência no mercado para te deixar ciente de todos os aspectos de um possível negócio.

Atenção aos detalhes

Justamente por ter profundo conhecimento do mercado, as imobiliárias já possuem uma atenção especial aos detalhes que a área exige, principalmente quanto aos aspectos jurídicos, económicos e burocráticos. Assim, fica assegurado que os contratos elaborados terão validade e respaldo perante a lei.

Intermédio de negociações

É bem comum observar discordâncias e desentendimentos em processos de negociação. E, dentro do ambiente imobiliário, isso também pode ocorrer. Uma boa imobiliária, portanto, deve ser uma boa intermediadora de negociações.

 

Isso é, não só uma missão, mas um dever das imobiliárias. Principalmente, em processos de compra e venda de imóveis, existe uma obrigação ética e legal de que haja fornecimento de todas as informações necessárias para que qualquer transação imobiliária ocorra de forma transparente, legal e coerente com a realidade.


Ou seja, com a imobiliária trabalhando como uma intermediadora, é mais fácil encontrar um equilíbrio entre as exigências e anseios de compradores, proprietários e inquilinos de imóveis.

 

Como colocar um imóvel na imobiliária?

Antes de colocar um imóvel seu em qualquer imobiliária, lembre-se de que ele é uma parte do seu património e, por isso, merece ser cuidado como você cuidaria. 

 

Por isso, é importante conhecer bem a empresa que você pretende escolher para ficar responsável pelo seu bem. Pesquise sobre sua atuação no mercado, converse com pessoas que já utilizaram o serviço da imobiliária e procure saber se se trata de uma companhia de confiança.

 

Uma vez que você encontrou a melhor imobiliária para a sua necessidade, entre em contato com a empresa e solicite a divulgação do seu imóvel para venda ou aluguer. A imobiliária fará isso através de anúncios em sites, portais especializados e redes sociais, sempre de acordo com as solicitações do proprietário.

 

Caso haja interessados no seu imóvel, a imobiliária vai orientar e acompanhar visitas e, em caso de sucesso nas negociações, deve providenciar a documentação necessária para a conclusão do negócio.

 

Outro papel importante da imobiliária é a vistoria do património para identificar como está o imóvel antes das negociações. Essa vistoria é documentada e uma prova de como o imóvel está sendo entregue ao inquilino ou ao novo proprietário. Após a vistoria, o contrato é elaborado pela imobiliária conforme o que foi combinado entre as partes envolvidas.

 

Como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar?

Saiba como colocar um imóvel na imobiliária para alugar seguindo os seguintes passos:

 

  • Pesquisar as melhores imobiliárias na sua região;
  • Escolher a imobiliária que mais se identifica com o seu perfil e com o seu propósito e solicitar a divulgação do imóvel;
  • Realizar, através da imobiliária, a vistoria completa no imóvel;
  • Providenciar possíveis reparos para que o imóvel seja entregue na melhor condição para o futuro inquilino (reformas estruturais, elétricas e/ou pintura, por exemplo);
  • Considerar um preço justo para o aluguer;
  • Estabelecer as garantias;
  • Exigir da imobiliária um bom contrato e acompanhar de perto.

 

Seguindo esses passos, as chances de você conseguir um ótimo inquilino para o seu imóvel são bem altas.

 

O que é preciso para alugar um imóvel com a imobiliária?

Para alugar um imóvel através de uma imobiliária, são necessários alguns documentos. Documentos que dependem do tipo de garantia escolhida – que agilizam o processo e proporcionam mais segurança no momento de fechar um contrato de aluguer.


Por que o aluguer de imóveis direto com o proprietário não vale a pena?

Algumas pessoas podem achar que não ter uma imobiliária no processo de locação de imóveis é mais simples e mais barato. Engana-se quem pensa assim. O aluguer direto com o proprietário não vale a pena porque podem ocorrer:

 

  • aumentos abusivos, imprecisos ou desnecessários no valor a ser pago pela renda;
  • conflitos no relacionamento “proprietário-inquilino”, acarretando em prejuízos e dificuldades ao processo e até;
  • golpes oriundos da falta de conhecimento pela Lei do arrendamento.

 

Sempre leve em consideração a participação de uma imobiliária em um processo de arrendamento, visto que, dentre os deveres da imobiliária com inquilino, estão a responsabilidade e o zelo na recolha e análise de toda a documentação das partes envolvidas.


Como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para vender?

Basicamente, para colocar um imóvel na imobiliária para vender, ocorrem as seguintes etapas:

 

  • Prospecção: é o conjunto de ações feitas pela imobiliária com o objetivo de atrair e conquistar pessoas possivelmente interessadas naquele imóvel. Etapa fundamental para alcançar a venda;

 

  • Qualificação: é identificar, dentre os interessados, onde devem estar centralizados os esforços da equipa de vendas, aumentando assim as chances de fechar um negócio;

 

  • Proposta: é a abordagem inicial a ser apresentada antes que o contrato seja fechado. Nela deve haver o valor de compra e venda, as formas de pagamento e demais dados do património em questão. É após a proposta que podem surgir negociações por parte do comprador ou do vendedor;

 

  • Fecho: é o momento de validar tudo aquilo que foi tratado na proposta. De modo que ambas as partes estejam cientes e seguras do negócio que vai vir a ser concretizado;


Quais os deveres da imobiliária com o proprietário?

Entre os deveres da imobiliária estão:


  • Realização de uma avaliação justa e condizente com o mercado imobiliário atual para determinação de valores de venda;
  • Divulgação e sinalização do imóvel para o público-alvo e nas plataformas ideais;
  • Análise do perfil dos interessados, de modo a assegurar que serão válidos documentos e garantias apresentados;
  • Vistoria do património;
  • Elaboração do contrato, no intuito de evitar situações inusitadas e garantir a segurança jurídica do negócio entre as partes.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site DS Ponta Delgada
Visitas: 129628   Usuários Online: 3
Nosso Whatsapp 913077027
Copyright (c) 2024 - DS Ponta Delgada - Rascunhos de Verão Unipessoal Lda Lic. AMI 14250 | Auspicioustopic Unipessoal Lda, registada no Banco de Portugal, como Intermediário de Crédito Vinculado, nº 3892, verificável em www.bportugal.pt

Seja bem vindo ao nosso site DS Ponta Delgada - dspontadelgada.tv!

Converse conosco pelo Whatsapp!