Seja bem vindo ao nosso site DS Ponta Delgada - dspontadelgada.tv.

DS Ponta Delgada
Condomínio Privado em Ponta Delgada
Imobiliária

Casas (in)eficientes? Banca vai avaliar melhor risco dos créditos

ADENE e Associação Portuguesa de Bancos juntam-se para promover um financiamento imobiliário mais sustentável em Portugal.

Publicada em 26/02/24 às 10:49h - 104 visualizações

por Idealista News


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Na hora de conceder um crédito habitação, os bancos têm em conta uma série de fatores para calcular os potenciais riscos de incumprimento e desvalorização dos imóveis hipotecados. E um deles tem ganho relevância nos nossos dias: a eficiência energética das casas. Foi por isso mesmo que Associação Portuguesa de Bancos (APB) e a ADENE resolveram avançar com um protocolo de cooperação, no qual vai ser partilhada informação sobre os certificados energéticos para “avaliar melhor o risco" dos créditos da casa. A ideia também passa por promover um financiamento mais sustentável no país.

Vai ser esta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, que a ADENE e a APB vão assinar um protocolo de cooperação, que visa a partilha de dados e informações de ambas as partes, explicam em comunicado enviado às redações:

  • a ADENE vai partilhar informação sobre certificados energéticos de edifícios com a banca, “o que permitirá às instituições financeiras aderentes avaliar melhor o risco de crédito associado a financiamentos para habitação e outros projetos imobiliários”;
  • as instituições financeiras, por seu lado, comprometem-se a disponibilizar dados agregados à ADENE sobre os créditos imobiliários que concedem para obras de renovação energética.

“O compromisso entre a ADENE e a APB vai permitir incentivar os bancos aderentes a oferecerem produtos e serviços financeiros mais sustentáveis, promover a transparência e o acesso à informação sobre a eficiência energética dos edifícios, e contribuir para a descarbonização da economia portuguesa”, explicam no documento.

Por isso mesmo, admitem que este protocolo “é um passo importante para o desenvolvimento de um mercado de financiamento sustentável em Portugal”, contribuindo para os objetivos da Estratégia de Longo Prazo para a Renovação Energética dos Edifícios (ELPRE), que prevê a renovação energética de 35% dos edifícios existentes em Portugal até 2030.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site DS Ponta Delgada
Visitas: 142686   Usuários Online: 24
Nosso Whatsapp 913077027
Copyright (c) 2024 - DS Ponta Delgada - Rascunhos de Verão Unipessoal Lda Lic. AMI 14250 | Auspicioustopic Unipessoal Lda, registada no Banco de Portugal, como Intermediário de Crédito Vinculado, nº 3892, verificável em www.bportugal.pt

Seja bem vindo ao nosso site DS Ponta Delgada - dspontadelgada.tv!

Converse conosco pelo Whatsapp!