Quem tem animais de estimação em casa, sabe como a época natalícia pode ser uma verdadeira festa que dura desde o momento em que se monta a árvore de Natal até ao início do mês de janeiro.
Por isso mesmo, e porque acreditamos que as decorações de Natal podem resistir intactas à curiosidade dos teus cães e gatos, deverás seguir estas dicas essenciais:
Escolhe um suporte robusto e fixa bem a árvore para evitar que ela caia se o cão ou gato tentar explorá-la. Decora os ramos mais baixos com itens seguros, como ornamentos de madeira ou papel, e reserva os mais delicados e perigosos para o topo.
Não coloques a árvore próxima da cama ou do bebedouro do animal, para não chamar a sua atenção. As grinaldas de luzes devem ser bem presas e nunca deixadas acessíveis para mastigação, para prevenir choques elétricos.
Se gostas de criar um ambiente acolhedor com velas, deverás dar preferência às artificiais, que eliminam o risco de queimaduras e incêndios. Caso optes por velas verdadeiras, coloca-as em lugares altos, como o centro de uma mesa ou prateleiras fora do alcance do cão.
Certifica-te de que o animal não pode derrubá-las, especialmente se for um cão de cauda longa. Em caso de queimaduras, deverás lavar a área afetada com água morna, evitar o uso de pomadas ou remédios caseiros e levar o animal de estimação ao veterinário;
Ao contrário dos humanos, os cães não metabolizam a teobromina, presente no chocolate, o que pode causar sintomas graves como vómitos, tremores ou até convulsões. Quanto mais escuro o chocolate, mais tóxico ele é.
Guarda os doces em armários ou caixas fechadas e não subestimes a capacidade do cão de alcançar os pratos na mesa ou até mesmo os presentes debaixo da árvore. Caso o cão ou gato consuma chocolate, deverás procurar ajuda veterinária imediatamente;
Algumas plantas de Natal como o azevinho e a estrela-de-Natal, são tóxicas para os cães, causando irritações na pele e problemas gastrointestinais graves. Além disso, as purpurinas e os sprays artificiais de neve podem irritar as mucosas ou dificultar a respiração, sobretudo de raças de nariz achatado. Escolhe decorações artificiais, como adesivos de janela ou plantas sintéticas, que também deixam a casa bem apresentável;
Restos de comida de Natal
As nossas refeições típicas de Natal costumam ser ricas em condimentos e gorduras, tornando-as inadequadas para o sistema digestivo dos cães. Ossos cozinhados de aves, como peru ou ganso, podem estilhaçar-se e causar lesões internas. Se quiseres mimar o teu amigo, escolhe snacks próprios para cães ou para gatos, como ossos naturais ou biscoitos;
Para a prevenção de acidentes com animais de estimação durante o Natal deverás ter em casa um pequeno kit de emergência com produtos recomendados pelo veterinário. Isto é muito importante porque algumas clínicas veterinárias fecham durante os dias de Natal.